Roteiros

Barra do Garças: Lendária, mitológica e encantadora

Barra do Garças, está localizada aos pés da Serra Azul, a cidade tem sob seu domínio os rios Araguaia e o Garças, o encontro dos dois rios formam o pontal, que também se transformou em cidade, logo que atravessar as pontes quase emendadas sobre os rios você está em Aragarças GO. Suas cachoeiras, cavernas, grutas, montanhas, matas nativas, águas termais, são atrativos turísticos que encantam aqueles que a visitam.

A cidade de Barra do Garças, se destaca também como um dos destinos preferidos de místicos e estudiosos do assunto, sendo reconhecida mundialmente como um santuário esotérico, sendo a única cidade do mundo que tem um Discoporto. 

Durante o ano inteiro a ocupação dos hotéis, permanece na casa dos 60%. Já na alta temporada, entre os meses de maio a agosto, praticamente eles ficam totalmente lotados, a mãe natureza foi generosa com a cidade e boa parte dos hóspedes são estrangeiros, mas recebemos pessoas do Brasil intero e também do Mato Grosso, que vem conhecer os encantos da nossa cidade.

E a cidade também oferece uma boa infraestrutura hoteleira e gastronômica. São 18 hotéis e pousadas que disponibilizam 2000 leitos. Para aqueles que querem comer bem são mais de 10 restaurantes à disposição que oferecem cardápio variados e diversos tipos de comida, carnes, pizzas, peixes e petiscos.

Localizado no perímetro urbano, o Parque das Águas Quentes possui piscinas hidrotermais, com temperaturas que variam de 31 a 43 graus. Além dos banhos, o parque tem estrutura de restaurante, lanchonete, bar molhado, rio da preguiça, escorregadores, toboáguas, vestiários, guarda-volumes e estacionamento.  Porto do Baé, como é conhecido o Parque Municipal Salomé José Rodrigues, é um complexo de lazer, às margens do Rio Araguaia com praça de alimentação, calçadas, rampa para a prática de skate, para embarque e desembarque de barcos, arquibancadas para eventos náuticos, estacionamento, e uma área para shows que dispõe de 8.000 lugares, cascata artificial e duchas.

É muito procurado pelos turistas, pois atende aos amantes dos esportes em geral, o esporte náuticos e da pesca esportiva, aos que gostam de natureza, as trilhas oferecem observação de flora e fauna, muitos répteis e aves podem ser vistos em passeios. De barco por trilhas aquáticas, vez ou outra observa-se botos cinza ou cor-de-rosa que costumam dar o ar da graça geralmente nos fins de tarde.

No meio do ano época da seca (de maio a outubro) belíssimas praias são formadas, tornando-se irresistível atração aos que busca sol e o clima alegre do verão.

Parque Estadual da Serra Azul

O Parque Estadual da Serra Azul, fica localizado a menos de 3 km do centro da cidade, com uma área de 11 mil hectares, na região urbana. Sua exuberância e diversidade de espécies chama atenção dos visitantes que ainda podem conhecer, a bela Caverna dos Pezinhos, esta caverna tem um grande acervo de inscrições rupestres.  O turista pode chegar ao Mirante do Cristo, por uma estrada asfaltada, ou por uma escadaria com exatos 1.476 degraus, As três cidades, Barra do Garças, Aragarças e Pontal do Araguaia e o belo encontro dos rios Garças e Araguaia, suas águas não se misturam de imediato. O Parque tem ainda as belas cachoeiras da Usina e do Pé da Serra que podem ser visitadas por uma trilha bem cuidada, num passeio aprazível.  Serra do Roncador

A Serra do Roncador, começa em Barra do Garças e vai até a Serra do Cachimbo, divisa de Mato Grosso com o Pará, e tem sua história marcada por aventuras, lendas e mistérios. Quem nunca ouviu falar do Inglês, Coronel Fawcett ? Ele e sua expedição desapareceram em 1925 na serra do Roncador, supostamente sequestrado por uma tribo que habitavam no interior da terra. A origem da civilização inca, o paralelo 16 o caminho de Ió, o Templo de Shamballah. Tudo isso fez de Barra do Garças uma cidade lendária,  mitológica e encantadora.            

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *