Roteiros

Cassununga, assombrada ou não, vale conhecer seus encantos e seus mistérios.

No fim da década de 20 do século passado o Distrito de Cassununga, trinta e cinco quilômetros distante da sede do município de Tesouro MT, em razão da exploração do diamante estava efervescente e próspero, inúmeras famílias viviam ali, vindas de outras paragens em busca de uma vida melhor, que o diamante podia lhes proporcionar. Quase um século depois está transformado em ruínas e praticamente abandonado, poucos moradores daquela época ainda vivem por lá, hoje a vila é conhecida como cidade fantasma.

Com o correr dos anos o diamante ficou escasso, na década de setenta, restou um último garimpeiro, hoje aposentado, ficou ainda apenas aqueles que já desenvolviam outras atividades no local.

Casas, escola e igreja foram abandonadas, antes famosa, hoje em ruínas. Andando por suas terras ainda é possível encontrar equipamentos, que um dia foram utilizados para os trabalhos nas catras, em busca da pedra preciosa.

João Antônio Ribeiro, garimpeiro aposentado ainda vive no local, se lembra saudoso do tempo que chegava pessoas diariamente em Cassununga, dando vida e apogeu a vila, mas isto aconteceu num passado distante, disse ele, em busca de uma vida melhor várias famílias se mudaram para cá, na tentativa de fazer a vida.. As pedras eram extraídas dos rios, Cassununga e Rio Garças e também dos monchões.

Nas regiões garimpeiras sempre acontecem muitos assassinatos, aqui não foi diferente, no auge do garimpo, aconteciam diariamente, o lhe rendeu o apelido de “ Cidade sem Lei”. Hoje a vila é conhecida por ser assombrada, relatos informam que à noite é possível ouvir barulhos estranhos e até vozes vindas  dos cemitérios locais, que são três para aumentar ainda mais o medo dos que vivem no local. Na sua maioria os túmulos foram feitos em alvenaria com cruz fabricadas em ferro maciço, o abandono e o desgaste pela ação do tempo, deixam o local mais aterrorizante, ninguém se atreve andar por aqui à noite, disse Isak Castelo Branco morador do local. Ainda restam na vila três famílias, que insistem em viver na comunidade. Cassununga, assombrada ou não, vale conhecer seus encantos e seus mistérios. Quem se habilita?

Da redação.

Fotos: G1/internet

 

2 thoughts on “Cassununga, assombrada ou não, vale conhecer seus encantos e seus mistérios.

  • Maria Raquel Garcia

    Amei essa matéria, vou lá visitar Cassununga

    Resposta
  • Valtemir Modesto

    Agora depende dos administradores da cidade que deveriam investir em turismo da cidade gostaria que esse novo prefeito deveria incentivar a cultura vamos la tesouro

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *