Geral

Com ênfase em conectividade e tecnologia nova geração de caminhões é lançada em Rondonópolis

Com a presença de clientes e profissionais envolvidos com o transporte rodoviario de carga a concessionária Rota Oeste lançou na última sexta-feira (05/04), em Rondonopolis a Nova Geração de Caminhões Scania. A grande prova ao mercado da jornada que a marca iniciou em se tornar a parceira líder dos clientes na transição para um sistema de transporte mais sustentável. As cabines são totalmente novas por dentro e por fora. Somando todas as vantagens, a economia total de diesel poderá ser de até 12%. Só os novos motores, equipados com nova tecnologia de alta pressão, garantem até 8% de redução de consumo em comparação com os motores da linha atual, que já são reconhecidos pela economia. A Nova Geração Scania para a América Latina é a mesma da versão global.

 

“A Nova Geração de Caminhões é o maior investimento na história da empresa na região. Serão R$ 2,6 bilhões aportados até 2020. A Scania avança um passo à frente da indústria no que se refere à rentabilidade dos negócios de nossos clientes e da sustentabilidade”, afirma Roberto Barral, vice-presidente das Operações Comerciais da Scania no Brasil. “Teremos praticamente uma nova fábrica em São Bernardo do Campo (SP), para receber a verdadeira ‘Máquina dos Sonhos’. É uma nova Scania.”

 

“Vamos revolucionar o setor de Transportes na América Latina. Nossos clientes serão convidados a entrar na jornada mais eficiente de personalização de suas soluções, como nunca viram. Já iniciamos os preparativos para o novo mundo dos transportes. Queremos que nossos clientes embarquem nesta próxima etapa com a certeza de estarem investindo no que, de fato, precisam para sua rentabilidade. Vamos surpreender o mercado”, conta Barral. 

 

Um produto premium precisa ser fabricado em uma planta premium. A fábrica de São Bernardo do Campo é a mais moderna da América Latina – espelho do que a marca tem hoje na Europa. A tecnologia utilizada é a mais recente com o mais alto grau de automação, para obter a melhor qualidade. 

 

Dentro do seu parque industrial em São Bernardo do Campo, a Scania tem uma nova fábrica de solda de cabinas – que apresenta o estado da arte em Indústria 4.0 e impressiona pela tecnologia de ponta e 75 robôs, além de novas linhas de produção para montagem do novo caminhão.

 

Criada na Europa, a Nova Geração Scania é resultado de 10 anos de desenvolvimento e investimentos ao redor de 2 bilhões de Euros. No Brasil, estão sendo feitos os ajustes finais na nova linha de produção e em todas as estruturas necessárias para produzir o “melhor caminhão que rodará pelo Brasil”, explica Barral. Em dezembro, serão produzidas as históricas últimas unidades da atual gama. Durante o mês de janeiro, a fábrica será preparada para apenas produzir a Nova Geração. As entregas para os clientes da região e de outros países começam a partir de fevereiro.

 

Novo jeito de vender – “Não é só um veículo que chega para revolucionar o mercado, mas a forma de comercializar a Nova Geração será muito diferente a partir de agora pela rede Scania”, conta Barral.

 

Outros concorrentes analisam elementos, mas a profundidade no uso inteligente de tornar um dado um fator de mudança de gestão para o cliente é um diferencial da Scania. A fabricante concentrou sua experiência em caminhões, soluções de transporte otimizados, condições da indústria e necessidades reais dos clientes para criar um novo sistema de suporte de vendas. Esta ferramenta é resultado de anos de trabalho compilando, analisando e consolidando conhecimentos e percepções dos clientes na multifacetada indústria global de transporte. Por mais de dez anos, foram coletadas informações de milhares de veículos trabalhando pelo planeta. Para que a aplicabilidade e a inteligência artificial da ferramenta fossem completas, foram acrescentados estudos da indústria, entrevistas com usuários e relatórios de oficinas de marketing com compradores.

 

“Portanto, os vendedores terão um sistema singular, independente do segmento e perfil de cliente, que escolhe a melhor solução de transporte, perfeita e ainda mais personalizada, conforme o tipo de aplicação”, completa Barral. Aliado à experiência do vendedor, que se tornará um consultor, a ferramenta vai definir o que é preciso para obter a máxima rentabilidade. Por exemplo, qual a melhor cabine, potência, eixos, trações, programa de manutenção, solução financeira e implemento. “A especificação proporcionará um nível de detalhamento, em parceria com o cliente, nunca antes visto. Ou seja, o veículo passará a ser apenas mais um item. Serão possíveis, no mínimo, montar 500 alternativas de tipos de caminhões”.

 

O desafio é criar um mix de cabines que pode oferecer as soluções e funcionalidades corretas para todas as aplicações e demandas. “Sabemos que as necessidades podem variar radicalmente em diversas situações de topografia e de países, mas o objetivo é que os motoristas se sintam tão confiantes que nenhuma outra marca possa proporcionar uma solução melhor para ele e seu negócio”, reforça.

 

A Scania encontrou o segredo para esse desafio “dentro de casa”, ou seja em seu sistema modular, que permite dispor sempre de soluções customizadas, independentemente do tipo de aplicação para uma tarefa específica. O sistema modular simplifica também o fornecimento de peças de reposição, permitindo que os caminhões voltem ao trabalho mais rapidamente após um reparo.

 

Conectividade, ainda mais eficiente

Com a Nova Geração de Caminhões Scania, o cliente poderá usufruir de maior amplitude da conectividade dos sistemas já consagrados da marca com a avançada tecnologia das cabines lançadas.

 

Os serviços Scania baseados no caminhão conectado terão evoluções constantes para garantir a rentabilidade. Os Programas de Manutenção (com planos para cada necessidade), o Driver Services (treinamento para o aprimoramento dos motoristas) e o Plano Flexível (cobrança por km rodado e que reduz em 16% os custos da manutenção) vão continuar a fazer a diferença no dia a dia do cliente. “Para o novo setor de Transportes que está chegando e será a tendência nos próximos anos, a produtividade e a disponibilidade estarão cada vez mais ligadas ao uso inteligente dos dados gerados nas viagens”, diz Barral. Com a Nova Geração a Scania está lançando o Fleet Care, um novo serviço de gestor de frotas.

 

A Scania vem investindo forte nos últimos anos para ser a empresa que oferece o maior diferencial na transformação dos dados dos veículos na operação em dinheiro para o cliente, mostrando desta forma como reduzir gastos cruciais como combustível, pneus, freios e etc, e diminuindo a emissão de poluentes. O aperfeiçoamento da conectividade nas soluções Scania é prioridade, e tem como base a análise contínua de informações geradas pelos veículos conectados globalmente. Até o momento, este banco de dados tem 350 mil veículos, entre caminhões e ônibus.

    

Sobre a Scania

A Scania é líder mundial de soluções de transporte. Juntamente com nossos parceiros e clientes, estamos liderando a transformação para um sistema de transporte sustentável. Em 2017, entregamos 82.500 caminhões, 8.300 ônibus, e 8.500 motores industriais e marítimos para nossos clientes. A receita líquida alcançou quase 120 bilhões de coroas suecas, dos quais cerca de 20% eram relacionados a serviços. Fundada em 1891, a Scania opera em mais de 100 países e emprega cerca de 49.300 pessoas. Pesquisa & Desenvolvimento estão concentrados na Suécia, com filiais no Brasil e na Índia. A produção ocorre na Europa, América Latina e Ásia, com centros regionais de produção na África, Ásia e Eurásia. A Scania faz parte da TRATON AG.

 

Cairo Lustoza – Jornalista

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *