Autos e Motores

Conheça a Harley Davidson feita para a guerra

A Harley-Davidson é conhecida tradicionalmente pelas suas customs. Mas não é de hoje que a fabricante, à medida que o mercado se expandiu, rumou para modelos como cafe racers, bobbers e demais.

Inclusive, a marca do logo laranja e preto se voltou a outros mercados também muito lucrativos. Assim, a Harley lançou neste ano modelos atípicos, como a trail Pan America .

No entanto, a tradicional marca norte-americana já fez uma moto de uso misto ainda mais robusta anos atrás, mesmo que sua trajetória seja meia obscura dentro do catálogo da H-D. Conheça a Harley Davidson MT350E.

Harley MT350E já nasceu para ser um modelo de guerra

Sim amigos leitores, a nova Pan America é uma moto muito moderna e potente. Isso sem falar das centenas de itens tecnológicos que ela possuiu além do conforto. Mas não é só disso que se trata uma verdadeira moto adventure.

Harley-Davidson MT350E nasceu em 1993 e foi feita para os militares. E embora a marca já tenha feito modelos para policiais militares – como a “Libertadora” WLA da Segunda Guerra – a MT é igualmente, senão muito mais interessante.

A MT350E é uma Harley trail construída com um motor Rotax de 348 cc que produzia 30 cavalos de potência e 2,9 kgf.m de torque. A moto completa tem peso de cerca de 162 kg. Curiosamente ela apresenta componentes robustos como o garfo dianteiro Marzocchi e amortecedor traseiro Ohlins.

 

As rodas Akront tinham freios a disco Grimeca ao redor. Era possível escolher também entre o velho chute no pedal de partida ou a praticidade do botão para ligar o motor. Até essa altura, talvez você ainda deva estar se perguntando, o que então essa moto do passado tem de melhor que a Pan America de 152 cv e 12,95 kgf.m de torque?

Bem, a Pan é muito legal, mas qual outra moto adventure você consegue pensar que vem de fábrica com caixas de transporte de nível militar e de quebra com um estojo de rifle? Isso mesmo que você leu! E isso nos leva a história de como surgiu a MT350E.

Harley Davidson MT350E vem com kit completo para o suporte ao front de batalha

Como a Harley deu origem a MT350?

Tudo começou com uma empresa chamada Armstrong Motorcycles, que nos anos de 1980 assumiu as instalações da Clews Competition Motorcycles, na Inglaterra. A Armstrong por sua vez obteve os direitos de um extinto e antigo modelo, a XN Tornado da SWM, que mais tarde evoluiu para a MT500.

Ainda na mesma década, a própria empresa passou a fornecer a MT500 em tom verde-oliva para vários militares. Essas motos foram parar em destinos como o Canadá e Jordânia. Mas mais notoriamente em casa, no Reino Unido. Em 1987, a OTAN estava usando MT500s como equipamento padrão para motocicletas.

Apesar da aparente simplicidade da MT350E, era uma genuína Harley trail de guerra em todos os detalhes…

Foi só então lá no final dos anos de 1980, que a Armstrong vendeu os direitos da moto para os americanos da Harley. Em algum ponto desta mudança, a marca do laranja e preto decidiu tornar os motores menores, dando vida ao MT350E com os já referidos Rotax de 348 cc.

A partir de 1993, a mais nova Harley trail – já com o emblema de barra e escudo – foram mais uma vez vendidas ao Exército Britânico. Mas agora, claro, vindas diretamente da fábrica de Milwaukee, no Wisconsin. O modelo ficou na linha de produção até o ano de 2000.

Compre a sua própria Harley trail de guerra 

Se você está procurando uma moto que ninguém mais tem em seu bairro, provavelmente a escolha seja uma Harley-Davidson. Mas se algum vizinho já saiu na frente, então você definitivamente precisa dar uma olhada nesse anúncio da Iconic Motorbike. Nem que seja apenas para sonhar como seria ter na garagem.

Existe uma unidade particular a venda da MT350E com uma grande quantidade de documentação militar. Infelizmente, as caixas de plástico de cada lado do motor foram equipadas com alto-falantes, que uma vez retirados deixaram apenas os buracos. Mas nem tudo está perdido. Ela vem com o porta-rifle de plástico, construído especificamente para caber um Steyr AUG.

Eventualmente essas Haley Trail não são apenas resistentes e raras, são também localizadas longe do Brasil. Sim, o modelo anunciado em leilão está na Flórida, mas com pouco mais de 22 mil km no hodômetro e sai por 2.100 dólares, cerca de mais de 11 mil reais.

Embora o preço de reserva ainda não tenha sido atingido, você pode ter dificuldade de trazê-la para casa. Mas certamente se o fazer, ninguém mais terá uma trail tão curiosa e legal como a sua.

Motonline

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *