CURIOSIDADE: ESTRUTURAS ANTIGAS QUE A CIÊNCIA NÃO CONSEGUE EXPLICAR. 2 DE 6

Continuando com nossa série: Estruturas de interesse histórico, arqueológico e paleontológico — encontradas em um contexto muito incomum ou aparentemente impossível — que desafiam a cronologia histórica convencional fazem parte de alguns dos grandes mistérios da humanidade.

2/6 Tiwanaku e Puma

Tiwanaku é um importante sítio arqueológico pré-colombiano localizado na Bolívia, e Puma Pumku é um complexo de templos e monumentos que faz parte desse lugar. As estruturas contidas ali são exemplos de engenharia tão monumentais que superam até mesmo o trabalho dos astecas.

Os blocos de pedra no local pesam muitas toneladas e não ostentam quaisquer marcas de cinzel, permanecendo o mistério sobre como eles foram moldados ou movidos. Algumas pedras são de arenito originário de um local à 10 quilômetros de distância de lá, sendo que uma de andesito tem origem a 50 quilômetros.

Isso tudo levanta a questão sobre como enormes blocos (de até 400 toneladas) foram transportados em uma época antes do cavalo domesticado na América do Sul. Em Puma Punku as pedras de origem vulcânica foram finamente cortadas, mas o processo realizado na criação das estruturas ainda não é totalmente compreendido pelos estudiosos.

 

Você pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *