GeralPolítica

‘Dá a volta’, sugere líder indígena sobre aqueles que se recusam a pagar pedágio

A Presidente da Federação dos Povos e Organizações Indígenas de Mato Grosso Eliane Xunakalo disse, em entrevista ao Agora na Capital dessa terça-feira (19), que considera a cobrança de pedágios por parte de povos indígenas como legítima, além de dar um recado para aqueles que se sentem incomodados com a condição.

“Se há um pedágio, se o parente está cobrando, e vocês não querem pagar, eu posso até parecer um pouquinho grossa, mas dá a volta. Quando a gente não quer passar no quintal do vizinho, o que a gente faz? Dá a volta”, declarou a líder indígena.

A presidente argumenta que apesar do recolhimento de impostos por parte do poder público, poucas pessoas questionam a cobrança. Todavia, quando a demanda parte de povos tradicionais há uma série de críticas.

“Toda a sociedade não reclama dos pedágios que o governo concede, mesmo a gente pagando imposto, a gente já paga o imposto normal, que era para o Governo Federal, Estadual cuidar das estradas e a gente não ter a necessidade de pagar pedágio pra as empresas”, destacou, e ainda completou:

“Vocês estão passando dentro da nossa casa. Se eu tivesse passando no seu quintal a todo momento? ‘a necessidade pública’, primeiro que quando fazem estradas ninguém nos pergunta nada. Entram, invadem. Estão cobrando pedágio por passarem em nosso território. Uma estrada traz também consequências, ela traz violência e outras consequências que às vezes não são perceptíveis”, finalizou.

Vídeo

 

Leiagora

Foto: Emilly Cassim

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *