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Estratégia: Investimento em marketing faz a diferença em tempos de pandemia (parte 1)

Reorientação da comunicação da empresa deve ser levada em conta

As marcas que continuam investindo em publicidade em tempos de crise conseguem permanecer fortes perante o público quando as coisas voltam ao normal

A pandemia de COVID-19 espalhou um clima de incertezas na economia. O fechamento de muitos setores pode causar uma queda recorde no PIB (Produto Interno Bruto). Contudo, as empresas que continuam investindo em marketing terão mais chance de voltar ao patamar inicial. Porém, a presença nas mídias físicas e digitais deve ser feita de maneira estratégica, ou seja, as práticas antigas não servem mais para o atual momento. 

Especialistas acreditam que o PIB brasileiro deve cair 7% neste ano. Embora muitos negócios não tenham sido abalados pela quarentena, sobretudo o e-commerce, pequenas empresas, bares, restaurantes, agências de turismo, concessionárias de veículos e instituições de ensino tiveram quedas no faturamento nunca antes vistas. 

Nesse sentido, o que fazer neste cenário? Especialistas apontam que manter o investimento em marketing é a estratégia mais eficaz. Uma pesquisa da Kantar (instituto de pesquisa londrino) revela que as marcas que investem mais nas crises econômicas crescem até cinco vezes mais que as outras. 

Então, já que o investimento em publicidade é comprovadamente uma arma para enfrentar a crise, veja a seguir como essa estratégia deve ser conduzida. 

Segundo especialistas em comunicação, a atual crise pandêmica exige novas atitudes dos empresários. Por consequência, o posicionamento da empresa deve ser inovador, assim como os modelos de negócio que estão mudando para absorver o “novo normal”. 

Por isso, ignorar o atual momento, mostrar-se insensível ou manter as práticas antigas de promoções não é indicado. As grandes marcas perceberam isso. A Chevrolet pediu para as pessoas não usarem o carro e ficarem em casa. As empresas de telefonia móvel, então concorrentes, se uniram numa ação publicitária para as pessoas obedecerem o isolamento social e não espalhar o vírus. 

Dessa forma, as corporações assumem um posicionamento neste momento tão delicado. Assim, o público sente-se mais conectado a marcas que, certamente, serão lembradas no momento do consumo, desde os produtos mais básicos até os considerados supérfluos. 

Entretanto, ao seguir o exemplo das grandes marcas, é imprescindível conduzir o investimento em marketing do jeito certo. Isso porque, em momentos de crise, as empresas devem aplicar os recursos de forma inteligente e estratégica. 

Justamente por isso, o Marketing Integrado é o caminho mais seguro para o sucesso. Ele pode ser definido com base em dois pontos: o primeiro é a sincronização de todos os canais de comunicação da empresa; e o segundo é o direcionamento de todos os departamentos da empresa para o mesmo objetivo: melhorar a experiência do consumidor.  

Dessa forma, confira a seguir como funciona na prática o primeiro tópico do Marketing Integrado para que ele possa ser adotado pela sua empresa. 

Continua.

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