Política

Moto mais antiga do mundo foi leiloada… por preço surpreendente!

Hildebrand-Wolfmuller fabricada em 1894 -Moto mais antiga do mundo leiloada na França – por valor milionário, claro

Neste mês um item importante da história sobre duas rodas foi leiloado. Nada menos que o primeiro veículo a ser chamado pelo nome de “motocicleta”, ou “motorrad” em alemão, de onde vem essa peça curiosa e valiosíssima para colecionadores.

Moto mais antiga do mundo leiloada

A moto considerada uma das mais antigas do mundo foi leiloada no Bonhams Paris, no final das contas sendo vendida por 195.500 euros. Ou seja, cerca de R$ 1,1 milhão em conversão direta!

O modelo nasceu da ideia dos irmãos Heinrich e Wilhelm Hildebrand, que começaram a trabalhar na elaboração de projetos de veículos motorizados de duas rodas, ainda durante a transição entre modelos movidos a vapor e movidos a gasolina.

Moto antiga foi leiloada

Moto mais antiga do mundo leiloada na França – por valor milionário, claro

Segundo a história, eles começaram com vapor, mas eventualmente se voltaram para um projeto de dois tempos, em cooperação com Alois Wolfmüller e seu mecânico Hans Geisenhof. No entanto, o grupo acabou criando um motor bicilíndrico paralelo de quatro tempos refrigerado a água.

Apesar disso do grande salto tecnológico, o modelo tinha cerca de apenas 2,5 cv de potência a 240 rpm, resultando em uma máquina que poderia chegar a cerca de 48 km por hora.

Para a época foi um avanço e tanto, mesmo que o modelo tenha um potencial e visual muito diferente do que conhecemos hoje como uma motocicleta. No entanto, foi dela que tudo começou sobre duas rodas.

Modelo foi um projeto dos irmãos Heinrich e Wilhelm Hildebrand

Detalhes peculiares da moto

design da moto mais antiga do mundo foi patenteado em 1894. Com isso, esse tipo de máquina foi produzido tanto em Munique, pela empresa controladora Motofahrrad-Fabrik Hildebrand & Wolfmüller, quanto sob licença na França, como La Petrolette.

Não está claro quantas unidades desse modelo foram feitas, mas acredita-se que estejam entre 800 e 2.000 no total. E a moto que foi leiloada é considerada o exemplar numerado mais antigo ainda existente hoje – sob o número de quadro 619 e número de motor 69.

Na prática, seu conjunto mecânico lembra princípios de uma locomotiva a vapor, em função das longas bielas, que ligavam diretamente os pistões à roda traseira – abrindo e fechando as válvulas de escape mecânicas.

Moto antiga - detalhe do motor

Motor rudimentar lembrava conceitos do mundo a vapor da época

combustível era alimentado do tanque para um carburador, em seguida, por meio de válvulas de entrada atmosférica para os cilindros, onde era acionado por tubo quente de platina, desenvolvido pela Daimler.

para-lamas traseiro em forma de caixa funcionava como um reservatório para a água de resfriamento do motor. Enquanto um dos tubos da estrutura servia como tanque de óleo. Os pneus – fabricados sob licença da Dunlop pela Veith na Alemanha – foram os primeiros montados em uma motocicleta.

Além disso, esta moto não tinha motor de arranque. Em vez disso, o procedimento de partida envolvia empurrá-la até que o motor ligasse. Ou seja, comparada com o que temos hoje é um modelo peculiar e tanto!

Motonline

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