Autos e Motores

Quando trocar pneu remoldado.

Pneus são itens de segurança do carro e é bom mantê-los sempre nas melhores condições mesmo em um pneu remoldado

Parece bobo dizer, mas sem pneus, não há como se andar de carro. E eles precisam estar em boas condições para que o condutor não tenha problemas e escape de acidentes.

Alinhamento, balanceamentocalibragem correta, entre outros serviços que envolvem os pneus são importantes. Mas em algum momento, é necessário trocar os pneus, seja um pneu remoldado ou convencional.

Multa por usar pneu careca

Vale lembrar que, de acordo com o Código Nacional de Trânsito, o motorista que conduzir o veículo com pneus em más condições (os famosos “pneus carecas”) será multado em R$ 127,69, além de receber cinco pontos na carteira de habilitação. Além do desgaste de pneus, o aparecimento de bolhas, que surgem por conta das condições do asfalto ou do terreno onde o carro passa, também indicam a necessidade de trocas.

Mas, afinal, quando devo trocar o pneu remoldado?

Um pneu remoldado precisa ser retirado do veículo quando a camada de borracha chegar a 3 mm. No caso do descarte da carcaça, a legislação brasileira permite uso de pneus com o TWI (aquela marquinha indicativa) até 1,6 mm. 

Outra solução para o pneu remoldado que pode ser usada é manter o emparelhamento, caso não sejam trocados os quatro pneus. Neste cenário é necessário manter pneus com desgaste semelhante no mesmo eixo.

Não há um limite para a substituição dos pneus remoldados, caso eles atendam a todos os requisitos da fabricante, exceção feita aos compostos que estão com a banda de rodagem próxima de 3 mm do sulco.

Caso essa seja a situação de apenas um dos pneus, é necessário se certificar que o estepe esteja em boas condições de uso. Mais do que isso, se ele está devidamente calibrado para uso imediato.

Autos & Motores

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *