Autos e Motores

Scooter elétrico: BMW tem mais um modelo a caminho.

BMW local não descartou a vinda do elétrico CE 04 ao Brasil.

A BMW acabou de lançar um scooter elétrico e já prepara seu próximo lançamento. Pouco tempo depois da vinda do CE 04, que marca uma nova era nos produtos eletrificados da marca, a alemã já apresentou um novo conceito.

Ele já tem nome, CE 02. Apesar de compartilhar a mesma sigla e sistema de alimentação, o novo produto tem segue uma filosofia totalmente diferente. Apesar das dimensões, suas linhas e propostas lembram as mini motos, como Honda Monkey

Como é o novo scooter elétrico da BMW

As imagens deixam claro se tratar de um produto inédito, sem parâmetro direto com o que já existe no mercado – sobretudo de elétricos. E é justamente esta sensação que a BMW quer causar.

Segundo o chefe de design da BMW, Edgar Heinrich, a ideia da equipe é criar algo totalmente novo, num comportamento ‘típico da BMW Motorrad’. Assim, o scooter elétrico apresenta novas proporções e formas únicas, apontando para uma moderna ferramenta de mobilidade urbana. Além disso, o CE 02 quer ir além da beleza ou praticidade, quer ir ao encontro do prazer de pilotar.

O que já sabemos sobre o novo scooter BMW

Até aqui pouco, muito pouco. Por se tratar de um conceito, a marca faz questão de não revelar detalhes de seu desenvolvimento ou inovações que estão sendo estudadas e devem chegar ao modelo final, já pronto para ser comercializado.

Modelo tem proposta urbana e não quer deixar de lado ‘o prazer de pilotar’. Só não nos pergunte porque o modelo está levando uma mochila com plantas.

Com base no pouco divulgado até aqui, acredita-se que o novo scooter elétrico da BMW tenha desempenho similar a uma moto de 125 cilindradas à combustão. Assim, seu motor elétrico deve gerar aproximadamente 11kW de potência (correspondente a 15 cv) e atingir cerca de 100 km/h de top speed.

Aparentemente, o novo produto alemão usa baterias Panasonic de 12V, o que provavelmente será substituído até chegar à sua versão final. Possivelmente ele terá autonomia para rodar cerca de 90 quilômetros e pesará aproximadamente 120 kg, o que ainda é leve para o padrão das novas motos elétricas.

Visual conceitual

Nós do Motonline também ficamos ansiosos quando vemos um projeto inovador como este. Queremos tê-lo pronto, ver suas formas, ouvir seu som, sentir suas experiências. A boa notícia é que não deve demorar muito até o conceito evoluir à versão comercial.

Foi assim com o CE 04, primeiro produto elétrico da nova geração da BMW. Seu conceito tinha linhas futuristas, literalmente conceituais, e o mundo aguardava que um novo modelo, mais ‘tradicional’, fosse criado com base nele e chegasse às lojas. Então a marca surpreendeu e apresentou a versão final praticamente idêntica ao conceito.

O mesmo deve ocorrer com o CE 02. Espere novas baterias, melhor autonomia, quem sabe mais potência. Também interessantes recursos eletrônicos e soluções de comodidade, mas o visual deve seguir o já apresentado.

Novo scooter elétrico BMW: preço e data de lançamento

A marca não deu qualquer spoiler de quando seu novo scooter elétrico derivado no conceito será apresentado. Tampouco quando ele chegará às lojas ou seu preço. Isso deve ocorrer nos próximos meses.

Apesar do visual, novo conceito tem dimensões maiores que as de uma mini moto padrão. Por enquanto, não sabemos seu preço ou data de lançamento

Entretanto, o CE 04 já está chegando às concessionárias do mundo desenvolvido. Nos Estados Unidos, por exemplo, aterrissa em 2022 com preço sugerido partindo dos 11.795 dólares. Para comparação, o C 400 GT (movido à combustão) sai por ‘apenas’ 8.495 dólares.

Em conversão direta, estamos falando de respectivos R$ 61.100 e R$ 44 mil. A BMW local não descartou a vinda do elétrico CE 04 ao Brasil, mas afirmou que o lançamento dependeria do interesse da demanda local – veja a entrevista. Vamos aguardar.

Motonline

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *