Autos e Motores

Suzuki terá moto elétrica em 2024; veja tentativas anteriores.

Suzuki-GSXR-1000-R-MotoGP-Edition-1-768x512

A Suzuki anunciou que vai lançar sua primeira moto elétrica em 2024. Aliás, a fabricante japonesa já vem há tempos testando novidades nesse sentido e parece já ter definido um novo caminho. Conheça os modelos já testados pela marca.

Suzuki vai lançar moto elétrica em 2024

De acordo com a Suzuki, a primeira moto elétrica da marca será um modelo de pequeno ou médio porte, destinado ao transporte diário. O comunicado vem na esteira da estratégia da marca de lançar um total de 8 modelos elétricos até 2030.

A Suzuki não revelou ainda qual será de fato sua primeira moto ou detalhes técnicos. No entanto, sabemos quais são algumas das novidades elétricas já testadas pela marca.

moto elétrica da suzuki

Faz tempo que a Suzuki trabalha em projetos de motos elétricas. Tempo mesmo! A e-Lets (foto) foi apresentada ao mercado há mais de dez anos, mas acabou não vingando.

Vale lembrar que a primeira moto elétrica ‘esquecida’ da empresa foi a scooter elétrica e-Lets, lançada no mercado japonês há mais de uma década. Além disso, a marca já vem desenvolvendo uma versão movida a bateria para o Burgman Street 125 há vários anos e pode ser laçado ano que vem, coincidência?

O protótipo Burgman Street Electric já foi flagrado rodando na Índia, onde está sendo trabalhado. O motivo do atraso no lançamento pode ser atribuído, entre outros fatores, ao relacionamento da Suzuki no grupo Swappable Batteries Consortium.

 

Versão elétrica da Burgman Street 125 vem sendo testada há anos

Esse projeto conta também com a participação das marcas Honda, Yamaha e Kawasaki, que pretendem estabelecer um design padronizado para o pacote de baterias. Inicialmente, as patentes do Burgman elétrico tinham uma bateria fixa, mas seu layout pode ter sido alterado para modelos intercambiáveis.

Suzuki já teve vários projetos de motos elétricas

A primeira moto elétrica da Suzuki pode não ser tão empolgante, se for a Burgman Street Electric, como esperado. No entanto, a empresa já mostrou flashes de modelos elétricos mais interessantes no passado…

Publicidad

Em 2013 foi apresentado o conceito Extrigger. Nada menos que uma mini moto nos moldes da Honda MSX 125 – mas elétrica, claro. Ironicamente, o modelo da rival foi lançado um ano após a Extrigger ter sido exibida e o sucesso da Honda pode ter mostrado o quanto a Suzuki poderia sido bem sucedida.

moto elétrica da suzuki pequena e interessante

Suzuki optou por não lançar a Extrigger… e acabou tendo de observar o sucesso da rival direta Honda MSX 125, apresentada logo depois

A Suzuki também já apresentou a moto conceito Crosscage, uma roadster elétrica movida a célula de combustível, mostrada em 2007. Desde então, houveram várias patentes para elétricas GSX esportivas e estilo R para motocross. No entanto, o foco principal tem sido modelos scooter.

A Suzuki já fez conceitos elétricos dos mais variados estilos e tamanhos. Um deles é o Crosscage, apresentado em 2007… e aparentemente engavetado

De fato, o caminho elétrico parece o novo rumo da marca. E ano passado, a Suzuki anunciou sua saída da MotoGP e também o Mundial de Endurance (EWC). Comunicados que coincidiram com a situação de modelos de alta cilindrada, como a GSX-R1000, prestes a saírem do mercado no Reino Unido.

Motonline

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *