Nacional

Lula anuncia 17 ministros, e Transição apresenta relatório; acompanhe

Entre os nomes divulgados está o do vice-presidente Geraldo Alckmin, que será ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio

Rafaela Felicciano/Metrópoles

O presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) anuncia nesta quinta-feira (22/12) 17 novos ministros que irão compor a Esplanada a partir de 2023. O anúncio ocorre após o futuro governo conseguir a aprovação da PEC da Transição no Congresso, que garantiu um espaço extra no teto de gastos de R$ 145 bilhões em 2023.

O novo governo contará com 37 ministérios. Entre os novos nomes confirmados está o do vice-presidente eleito, Geraldo Alckmin (PSB), que será ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio.

Já o ex-governador do Piauí e senador eleito Wellington Dias (PT) será ministro do Desenvolvimento Social.

A pasta era almejada pela senadora Simone Tebet (MDB), que apoiou a chapa de Lula no segundo turno contra Jair Bolsonaro (PL). A emedebista, porém, ainda deve participar do governo.

Os grupos de Transição do novo governo também apresentam nesta quinta o relatório final e os pontos de destaque. A apresentação conta com a presença de futuros ministros escolhidos por Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

Entre os nomes presentes estão Flávio Dino (Justiça e Segurança Pública), Fernando Haddad (Fazenda), Rui Costa (Casa Civil), José Múcio Monteiro (Defesa) e Margareth Menezes (Cultura). Além dos ministros indicados, a relatório final contou com a presença do conselho político de novo governo.

Metrópoles

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *